quinta-feira, 13 de junho de 2013

Cilindro de gás de carro explode e mata duas crianças em Duque de Caxias

Duas crianças morreram, na tarde desta quarta-feira, na explosão do cilindro de gás de um carro que estava num posto de gasolina da bandeira Meta, que fica na pista sentido Rio da BR-040, altura do Km 110, próximo ao bairro Figueira, em Duque de Caxias. As vítimas tinham 4 e 9 anos. A mais nova morreu no local. A outra criança ficou gravemente ferida, foi levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A explosão deixou, ainda, mais um ferido grave, o pai da criança de 9 anos.

O gás natural veicular é um combustível seguro. Os cilindros utilizados para armazenar o GNV são mais resistentes que os tradicionais tanques de gasolina e álcool. Esses cilindros contam com sistemas de válvulas e chaves que evitam o vazamento de gás e, caso este ocorra, cortam a alimentação, evitando o escape.

O GNV é mais leve que o ar, ao contrário do GLP, que é mais pesado. Em caso de vazamento, o GNV se dissipa rapidamente na atmosfera, evitando formar os bolsões que causam as explosões.
O consumidor de GNV deve estar atento ao período de requalificação dos cilindros, que ocorre a cada cinco anos. A requalificação visa a avaliar se o cilindro continua próprio para uso e só pode ser realizada por empresa certificada por organismos credenciados pelo INMETRO.

O cliente deve também verificar se componentes e cilindros possuem a marca da certificação no produto ou na embalagem, composta pela logomarca do INMETRO e do organismo certificador.

Consulte o site do INMETRO para mais informações sobre padrões de segurança de cilindros e componentes: www.inmetro.gov.br.


Procedimentos gerais de segurança:
  • Todos os serviços em kits e cilindros de gás natural deverão ser sempre feitos por oficinas homologadas pelo INMETRO;
  • Não tente consertar os pequenos defeitos. Procure a sua oficina instaladora;
  • O botijão de GLP jamais deverá ser utilizado para abastecimento de GNV. O botijão de GLP é construído para suportar a pressão de trabalho de aproximadamente 9 bar, enquanto que o cilindro de GNV suporta até 250 bar;
  • Não rode com qualquer tipo de vazamento. Assim que notar algo suspeito, procure a assistência técnica;
  • Não permita que curiosos mexam na regulagem do seu carro.

Procedimentos de segurança no abastecimento do veículo com GNV:

1 - É expressamente proibida a utilização de cilindros clandestinos (botijão de gás de cozinha, ar comprimido, oxigênio, entre outros) em veículos abastecidos com GNV;

2 - É proibido o abastecimento por pessoas não autorizadas;

3 - É proibido o abastecimento por pessoas não treinadas;

4 - Ao abastecer: frear o veículo, desligar faróis, rádio, celular e o motor. É proibido fumar;

5 - Ao abastecer, todos os ocupantes devem descer do veículo;

6 - O aterramento elétrico é condição indispensável para o início do abastecimento pelo frentista;

7 – A pressão de abastecimento não deve, nunca, ultrapassar 200 bar +10% Kgf/cm². O kit e cilindros são dimensionados para 1,5 vezes Kgf/cm² de pressão. Acima disso, pode causar vazamentos no sistema, o que diminui a vida útil do equipamento e aumenta o risco de acidentes;

8 - Certifique-se de que a mangueira de abastecimento de GNV foi desconectada antes de arrancar (principalmente em veículos cujo abastecimento é traseiro).

Fontes: O Globo e Petrobrás Distribuidora S.A. e Gás Brasil.