domingo, 13 de abril de 2014

3M lança aparelho que testa protetor auditivo do trabalhador

A 3M do Brasil apresenta o 3M E-A-Rfit, produto pioneiro no mercado brasileiro, o qual realiza testes de vedação de proteção auditiva. Trata-se de um equipamento, composto por um hardware e um software, que consegue identificar a atenuação oferecida pelo protetor auditivo e, consequentemente, se ele protege de modo eficaz o usuário.

"Estima-se que mais da metade dos trabalhadores da indústria cumpre sua jornada em ambientes com a presença do ruído e dos outros agentes. Se o canal auditivo do trabalhador não estiver bem protegido, a exposição ao ruído pode levar a algum grau de lesão auditiva ou ainda sua perda, também conhecida como PAIR (Perda Auditiva Induzida pelo Ruído)", comenta Laurie Wells, fonoaudióloga e doutora especialista na área ocupacional da 3M.

Com dados quantitativos, o 3M E-A-Rfit, por meio de um teste com o usuário de proteção auditiva, verifica quantos decibéis chegam o canal auditivo do usuário. Coloca-se um microfone externo para medir o ruído do ambiente, e há um microfone interno, que identifica o ruído que chega ao canal auditivo do usuário.

Assim, é possível saber qual é a atenuação oferecida para cada um dos trabalhadores testados. Vale lembrar que a atenuação será distinta conforme o usuário, uma vez que o tamanho do canal auditivo varia entre a população, ou muitas vezes o usuário não recebeu ou assimilou corretamente o modo apropriado de inserir o plugue.

O 3M E-A-Rfit faz uma análise da atenuação obtida no teste, e assim permite verificar qual é o protetor mais adequado ao usuário conforme seu ambiente de trabalho. Todos os dados analisados pelo 3M E-A-Rfit geram um laudo eletrônico, o qual pode ser impresso, e que serve como registro para a empresa.

Os plugues disponíveis para o teste do 3M E-A-Rfit que apresentam resultado de atenuação são o 3M Pomp Plus, 3M 1100 e 3M Classic.

A 3M do Brasil irá apresentar o 3M E-A-Rfit durante o 29º Encontro Internacional de Audiologia, que acontece de 13 a 16 de abril em Florianópolis/SC. O evento contará com a participação da fonoaudióloga doutora e especialista em área ocupacional, Laurie Wells, credenciada em Acústica, especialista em Assuntos Regulatórios e Sênior da Divisão de Segurança Ambiental e Saúde Ocupacional da 3M.

(Andreoli MSL Brasil)