sábado, 24 de janeiro de 2015

Aposentado cria sistema automatizado de reuso da água da lavadora de roupa

Um motorista aposentado de 67 anos, morador da região de Jabaquara, Zona Sul de São Paulo, criou um sistema automatizado para reuso de água da lavadora de roupas. Gumercindo Marto adaptou e vedou o cesto de uma máquina como reservatório, instalou uma bomba para transferir a água para a máquina ou para baldes e também uma mangueira extra. Todos os materiais foram reaproveitados de uma lavadora quebrada.



O funcionamento é simples. A água do enxague que sai da máquina é repassada por uma mangueira para o cesto, que fica ao lado, e depois transferida para a lavadora para a próxima lavagem com a ajuda de uma bomba adaptada.

A água do enxague seguinte é armazenado novamente no cesto ou no tanque, para depois ser passado para baldes, pelo mesmo mecanismo. O reuso ocorre na limpeza de pisos, garagem, quintal e nos vasos sanitários. "Ao invés de jogar a água em um balde, para depois pegar o balde e jogar a água dentro da máquina, tem mais facilidade com a bombinha. Você liga a bombinha, tudo fica fácil", disse Gumercindo Marto.

A filha do aposentado, a supervisora de eventos Tatiana Marto, conta que o pai passou a se dedicar a consertos de eletrodomésticos, encanamentos e instalações elétricas após ele se aposentar.

"Ele faz atendimento nas casas e cria muitas coisas. Como ele trabalha com conserto da máquinas de lavar, às vezes sobra peças e acaba indo para reciclagem. Há dois meses, ele teve essa ideia de reutilizar o tambor da lavadora. Isso ajudou a facilitar o reuso de água e a economia na conta da Sabesp", contou a filha.

(G1)