quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Casos de crianças desidratadas aumentam 15% durante o verão

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo divulgado esta semana, o número de internações de crianças desidratadas aumenta 15,1% durante o verão. "É importante que os pais estejam sempre atentos para a ingestão de líquidos. As crianças precisam ser incentivadas", explica o pediatra Sérgio Sarrubo, do Hospital Infantil Darcy Vargas.


Os principais sintomas da desidratação são: sede, náusea, boca seca, fraqueza, cansaço e, em casos mais graves, cãibras, calafrios e vômitos.

Para evitar esse mal, é preciso ingerir líquidos constantemente, optar por roupas leves e dar preferência pela sombra nos dias mais quentes. Caso seja percebido algum sintoma de desidratação, o soro caseiro pode ser uma alternativa.

Receita de soro caseiro: acrescente um litro de água mineral a uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar. Misture bem e dê à criança em pequenas colheradas. O soro caseiro é usado para combater a desidratação em casos de intoxicação alimentar, insolação ou diarreia ou vômitos.


Fonte: Agência Estado, 31/12/2009