terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Falta de manutenção em aparelhos de ar-condicionado prejudica saúde

Usado em casa, no carro e no escritório, os condicionadores de ar parecem indispensável em algumas situações, principalmente com a chegada do verão.  No entanto, eles podem acionar algumas doenças do aparelho respiratório.

O otorrinolaringologista Leopoldo Simões, do Hospital Federal da Lagoa, tira algumas dúvidas sobre os cuidados que devem ser tomados para preservar a saúde ao usar o aparelho.


Existe alergia a ar-condicionado?
Sim. Há uma irritação da mucosa respiratória pelo ressecamento do revestimento destas vias e diminuição da drenagem delas. O ar-condicionado pode ser habitat de vírus, bactérias e fungos e propicia o aparecimento de doenças alérgicas.

Diferenças de temperatura realmente fazem mal?
As diferenças bruscas de temperatura provocam um reflexo chamado de reflexo vasomotor, que ocorre principalmente no nariz, causando dilatação. Essa dilatação libera substâncias chamadas de mediadoras, causando espirros e coriza. Na presença destes sintomas o paciente precisa procurar uma Unidade Básica de Saúde para se tratar.

Doenças respiratórias são mais comuns no frio?
O aumento da frequência de doenças respiratórias está relacionado à sensibilidade individual. A falta de manutenção dos condicionadores de ar também influencia nas crises respiratórias.

Alguns cuidados com o aparelho de ar condicionado devem ser tomados?
O filtro do ar-condicionado de casa, do ambiente de trabalho e do carro deve ser higienizado periodicamente, pois os resíduos depositados lá funcionam como cultura para os microrganismos que podem causar alguma alergia ou inflamação.

Existe alguma recomendação a se tomar quando não se pode desligar o aparelho de ar condicionado?
A ingestão contínua de água é a forma mais eficaz de diminuir os efeitos do ressecamento. Também é recomendável a utilização de algumas substâncias, como manteiga de cacau para os lábios. No inverno deve-se manter o corpo agasalhado e bem hidratado.

Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde