sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

DDS - Diálogo de Segurança

O SESMT tem diversas formas conscientizar os funcionários para estimular a prevenção de acidentes e o surgimento de doenças ocupacionais.

Uma das formas mais eficientes usadas atualmente tem sido o diálogo diário de segurança, popularmente conhecido como DDS, ou Diálogo de Segurança.

O DDS serve para divulgar as medidas de prevenção de acidentes de trabalho que deverão ser adotadas e mostrar os riscos presentes no ambiente.


No nosso tema de hoje vamos falar sobre um instrumento que pode ser usado tanto no trabalho quanto nas nossas casas. Hoje vamos falar das facas.


E como nós da área de segurança temos um trabalho fortemente voltado para a prevenção, vamos apresentar 12 dicas para que vocês possam aplicar no dia-a-dia e evitar acidentes com facas.

Como a faca é uma ferramenta muito usada, elas causam muitos ferimentos. É muito comum nos acidentarmos com facas. Então, como podemos nos prevenir? Vejamos essas dicas:

1. Enquanto estiver manipulando a faca, mantenha-a afastada do corpo, tanto quanto possível.

2. Dependendo da tarefa a ser realizada, pode ser necessário usar luvas especiais que evitam ou minimizam o corte das mãos. Essas luvas são muito comuns em açougues e frigoríficos.

3. Ao transportar facas, use sempre uma bainha apropriada para evitar acidentes.

4. Caso se necessário acoplar uma faca ao seu cinto, faça isso de forma que a faca fique de um dos lados do seu corpo, esquerdo ou direito, mas nunca na frente ou nas costas. Em caso de queda, isso reduz a chance de ocorrer um ferimento série.

5. Ao guardar as facas, deixe-as em local apropriado, sem expor a borda cortante. Na sua casa, deixa as facas fora do alcance das crianças.

6. Nunca deixe facas sobre bancos ou cadeiras.

7. Ao cortar com facas, procure manter uma posição que lhe permita controlar o movimento que está realizando, e mantenha a concentração enquanto realiza a tarefa.

8. Em caso de corte em sua mão, os primeiros socorros são importantíssimos. Às vezes, o corte nem é tão sério, mas o acidentado não cuida das feridas, levando a infecções. Existem relatos de pessoas que perderam dias de trabalho por causa de complicações e infecções causadas por ferimentos de faca mal tratados.

9. Facas cegas não significam facas seguras. Isso ocorre porque ao usar facas cegas ou mal afiadas é necessário aplicar mais força e o tempo para execução da tarefa aumenta. Tudo isso aumenta o risco de um ferimento. Mantenha as facas afiadas e em boas condições de uso.

10. Evite facas defeituosas, com o cabo frouxo ou inexistente.

11. Facas foram feitas para cortar. Faca não é chave de fenda!

12. Cada faca é apropriada para cortar um tipo de objetivo. Use a faca apropriada para cada tipo de situação.

(DDS Online)