Qualquer operação que envolva chamas abertas ou que produza calor ou fagulhas requer uma série de cuidados. O primeiro passo para prevenir acidentes é a análise do ambiente antes de se iniciar qualquer que seja a atividade. No caso da solda com o uso do maçarico, não sendo possível a realização do serviço em local isolado, é necessário o afastamento de materiais combustíveis e de líquidos inflamáveis respeitando uma distância de no mínimo 12 metros e ainda que sejam cobertos com mantas resistentes ao fogo.
Mesmo tomando todos os cuidados, é aconselhável que se mantenha um operário com a função específica de observador, sempre atento a qualquer não conformidade durante a execução da soldagem, e que possua o conhecimento desejado para o manuseio de equipamentos de combate a incêndio caso haja necessidade.
O manuseio e a manutenção do maçarico, que pode ser usado com botijões de cozinha ou cilindro de gases, também devem ter atenção especial. Os equipamentos precisam estar em bom estado de conservação com canetas e bicos testados, conexões devidamente apertadas e mangueiras perfeitas, assim como os profissionais devem ser bem treinados e orientados em como lidar com os equipamentos e devidamente paramentados com seus EPIs. Os extintores de incêndio também devem estar dispostos em local de fácil acesso.
Muitos acidentes originam-se da inobservância das orientações contidas nas Normas Regulamentadoras do MTE e da ausência de uma análise prévia do ambiente pelo profissional com conhecimento específico das técnicas de Segurança no Trabalho e de Prevenção de Acidentes.
Um operário morreu após uma explosão em um posto de gasolina que abastece a Divisão de Transportes da Polícia Civil. O posto fica anexo a 18º DP, na Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio. O acidente, segundo a corporação, ocorreu por volta das 15h30 desta quinta-feira (31). Segundo o delegado titular da delegacia, Orlando Zaccone, a vítima, identificada como Marlon Aires Azevedo, de 19 anos, trabalhava com uma solda quando houve a explosão no posto. Peritos estavam no local por volta das 18h30 para apurar as causas.Uma das hipóteses da perícia é de que ainda havia gases no tanque, o que provocou a explosão. Agora precisaremos de uma invesigacao mais detalhada", explicou o delegado.
Fonte: G1