Cabe destacar que o processo para contratação de empresa para realização e avaliação das notas foi promovido pelo Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (Nerj) obedecendo a todos os critérios legais, incluindo a realização de pregão eletrônico.
É importante esclarecer que desde que foram apontadas supostas irregularidades na apuração dos resultados do processo seletivo pela Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério da Saúde adotou medidas que garantissem a transparência, lisura e idoneidade do processo seletivo. Essas medidas foram adotadas para evitar qualquer prejuízo aos 8.140 candidatos que realizaram o concurso.
O Ministério da saúde acionou a Polícia Federal e o Ministério Público Federal para apurar supostas irregularidades apontadas pela DPU.
Diante dos fatos apurados e considerando a lisura do processo, o Ministério da Saúde informa que a empresa segunda colocada no processo de licitação será convocada para realização de novo concurso, como autoriza a Lei de Licitações.
O calendário do novo processo seletivo será divulgado amplamente pelo Ministério da Saúde a partir da próxima semana.
O concurso Residência Médica referente ao biênio 2012 – 2013 oferece 470 vagas para os seis hospitais federais no Rio de Janeiro (Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores do Estado), para o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), para o Hospital Evandro Chagas (Fiocruz), além de unidades hospitalares estaduais, do município de Niterói e da rede D’Or e ABAC. O concurso de Residência Médica do Rio de Janeiro é considerado o principal do país e realizado há mais de 20 anos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Nerj