sábado, 20 de julho de 2013

Contaminação industrial é tema da Proteção de julho

A reportagem de capa da edição de julho da Revista Proteção, Contaminação Industrial traz à tona um tema recorrente e preocupante, a contaminação de trabalhadores por substâncias nocivas à saúde. Uma constante na história do País, durante a industrialização essa situação era ainda pior, pois não se tinha consciência sobre a importância da Segurança e Saúde no Trabalho. O período de latência da maioria das doenças decorrentes dessas contaminações é extenso e, em consequência disto, quando os sintomas aparecem, muitas unidades já fecharam suas portas ou já melhoraram seus processos, dificultando para o trabalhador doente, obter algum reconhecimento e/ou auxílio por conta de seu agravo. A prevenção e a informação são imprescindíveis para reduzir o impacto das indústrias na saúde da população trabalhadora e do entorno.

Proteção de julho também destaca duas consultas públicas que têm provocado importantes debates dentro do setor de SST e estão abertas para sugestões de toda a sociedade. Uma delas, a nova NR 18 que teve seu texto revisado e revitalizado, encerra-se neste mês. Por uma norma harmônica e coerente: mesmo recebendo apenas inserções pontuais, a norma transformou-se em uma verdadeira `colcha de retalhos` com o passar dos anos. Outra regulamentação em discussão é a NR sobre Saúde e Segurança em Plataformas de Petróleo. Setor atípico: com o aumento das atividades offshore, torna-se imprescindível uma NR específica voltada para segmentos considerados complexos, quando comparados a quaisquer outros ambientes de trabalho.

Em Entrevista à Revista Proteção, o professor Marcelo Figueiredo do departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense - RJ, conta sobre seu livro recém-lançado A Face Oculta do Ouro Negro, que traz uma análise das atividades laborais no setor petrolífero mundial, condições de trabalho em plataforma brasileira e a lacuna entre a sofisticação tecnológica e a situação acidentária neste setor. Outro viés abordado pelo pesquisador é o trabalho em condições hiperbáricas que envolve, por exemplo, a construção dentro de tubulões a ar comprimido.

Estudo sobre a Síndrome Metabólica (SM), que associa o distúrbio à rotina de estresse, sedentarismo e atividade noturna é apresentado em artigo nesta publicação, já o artigo Na Concepção aponta a necessidade de se considerar elementos de confiabilidade humana e engenharia de resiliência no desenvolvimento de projetos. A Revista de Julho ainda vem com suplemento especial: a 15ª edição do Super Guia de Proteção - Manual de Orientações Técnicas; reportagem sobre o CA (Certificado de Aprovação); Pesquisa Nacional de SST, Top of Mind de Proteção e Guia de Compras.

Fonte: Redação Revista Proteção