terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Inmetro vai regulamentar presença de metal tóxico em joias e bijuterias

Em reunião, o Ministério da Justiça, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) decidiram que irão regulamentar a presença de cádmio em bijuterias e joias. O cádmio é um metal tóxico que, quando acumulado no organismo, pode levar ao câncer. Mas, segundo a agência, o consumidor não tem com que se preocupar. Em nota conjunta divulgada na última sexta-feira, Anvisa e Senacon afirmaram que, após analisar o laudo do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) sobre a presença do cádmio nos acessórios concluíram que “não há risco iminente e nem agudo à saúde” do consumidor, e que não haverá recall de produtos do tipo.

O Inmetro informou, nesta quarta-feira, que já foi dado início ao processo de regulamentação técnica da presença do cádmio nesses produtos. Na avaliação do órgão, em 30 dias a proposta deverá ser apresentada para consulta. Enquanto a regulamentação do Inmetro não entra em vigor, o grupo ampliou o debate e convidará para a próxima reunião o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio e representantes da indústria nacional de bijuterias e joias para discutir o monitoramento deste mercado.

Em relação à carga de bijuterias analisada pelo INT, o grupo decidiu que ela deve permanecer retida no Porto do Rio de Janeiro.

(O Globo)