Entra no mercado brasileiro uma nova droga contra o tratamento do câncer. Segundo a mídia especializada esse é o primeiro remédio com um mecanismo capaz de poupar os cabelos de quem faz o tratamento contra a doença, a ser aprovado no país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, no mês passado, o uso da droga trastuzumabe entansina, também chamado de T-DM1. Mas, o medicamento somente estará disponível em três meses no mercado brasileiro.
Essa droga é capaz de afetar diretamente as células do tumor ao invés de afetar todas as outras células do corpo humano. É, segundo informações dos pesquisadores, um mecanismo chamado cavalo de tróia. O medicamento possui um anticorpo que leva um quimioterápico diretamente até a célula cancerígena, somente onde é liberado.
Dessa forma, o medicamento ajuda no tratamento de câncer sem fazer com que os cabelos dos pacientes caiam. A droga também é capaz de provocar menos efeitos colaterais do que a quimioterapia tradicional. Outra qualidade do remédio é que por ser menos tóxico pode ser usado por tempo indeterminado e aumentar a sobrevida do paciente.
Porém, o medicamento estará sendo usado somente para o tratamento de câncer de mama avançado, ou HER2 positivo, como os médicos costumam desiginá-lo. Também só será usado depois de esgotadas as possibilidades de tratamento tradicionais. Segundo os especialistas, a nova droga aumenta em 50% o tempo de vida das pacientes, porém alertam que no estágio HER2 o câncer continua sendo incurável.
(DM)