Sean Zhang, professor de química na Universidade de Jilin, e sua equipe de pesquisadores desenvolveram uma impressora a jato de água que não necessita de tinta para funcionar e papel que muda de cor apenas quando está molhado.
Enquanto a impressora sem tinta pode ser surpreendente, o papel especial usado é que realmente está roubando os holofotes. Feito com corantes invisíveis que só tomam cor quando umedecido, o papel é adequado para fins de leitura em geral. Sua propriedade exclusiva permite que ele seja impresso e apagado mais de 50 vezes, tornando-se uma alternativa ideal para as pessoas que não reciclam. "Até agora, nós já conseguimos quatro cores diferentes e as impressões podem durar por 22 horas", diz Zhang. "A qualidade da impressão a jato de água é comparável com impressão a jato de tinta. Os testes também revelaram que o corante de água é de baixa toxicidade.
Quanto aos custos, os pesquisadores afirmam que este estilo de impressão deve custar 1% do custo de impressões de tinta por página. Estes custos refletem a reutilização do papel, bem como o fato de que a água é significativamente mais barata do que a tinta.
Os pesquisadores chineses esperam que essas duas melhorias para o escritório diminuam drasticamente o consumo de papel e as pegadas de carbono.
(O Globo)