Quem ainda não sofreu, provavelmente vai sofrer. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% das mulheres padecem de Tensão Pré-Menstrual (TPM). Para fugir do pesadelo em suas vidas, elas procuram as mais variadas formas de se proteger, descontando as angústias até no chocolate. O que muitas não sabem é que, com pequenos ajustes na alimentação, muita coisa pode ser resolvida.
— A alimentação pode ajudar muito nessas alterações. Durante o ciclo menstrual, temos várias alterações, e esses alimentos podem interferir em favor ou contra a situação da mulher no momento — explica a coordenadora do setor de Nutrição do Hospital Badim, Cinthya Machado.
As mudanças no comportamento feminino ocorrem devido a alterações hormonais. Algumas substâncias presentes nos alimentos, porém, podem colaborar para uma piora no quadro clínico. Na contramão, substituir esses alimentos por outros mais funcionais ajudam a amenizar os sintomas.
Cada fase do ciclo menstrual merece uma atenção especial, levando-se em consideração seus sintomas. Para isso, é preciso que a mulher fique atenta aos efeitos sobre seu metabolismo em cada etapa.
— No período pré-menstrual, a mulher fica muito inchada e tem alterações de humor. É preciso evitar o sódio, que retém líquidos, e alimentos estimulantes, que a deixarão ainda mais irritada — conta a nutricionista do site de orientação nutricional e treinamento físico Foco & Saúde, Paula dos Santos Ribeiro.
Em casos muito graves, em que as mulheres sofrem demais com os sintomas e querem buscar ajuda na alimentação, o ideal é procurar um médico que possa orientar de forma mais específica sobre o melhor tratamento.
— Algumas mulheres se sentem muito cansadas durante a menstruação, porque perdem muito ferro — explica a especialista, lembrando que frutas cítricas ajudam na absorção do nutriente.
Mulheres que se sentem irritadas ou depressivas no período pré-menstrual podem tomar chás com efeitos calmantes. Chás de camomila e erva cidreira, suco de maracujá e folhas de alface podem ajudar, segundo a nutricionista Paula dos Santos.
Além de evitar o sal, as mulheres podem tomar chás diuréticos e muita água para combater o inchaço. Hibisco e abacaxi são bons aliados.
Para as mulheres que sentem mais fome neste período, uma dica é consumir fibras. A especialista indica o uso de aveia com frutas, semente de linhaça, iogurte e cereal.
(Extra)