quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Químicos lançam cartilha sobre intoxicação no local de trabalho

O Sindicato Químicos Unificados lançou sua segunda cartilha sobre defesa da saúde do trabalhador, que é o Tema 2 da Coleção Doenças e Acidentes do Trabalho, que aborda a questão Intoxicação no Local de Trabalho.

O ato de apresentação pública foi no dia 27 de novembro, na Regional de Campinas do Sindicato Químicos Unificados.
Compareceram no lançamento profissionais da saúde pública e do trabalhador.

A responsável pela produção da cartilha é a Secretaria de Saúde do Sindicato Químicos Unificados (Campinas, Osasco, Vinhedo e regiões). O gestor ambiental José Vitor Charaba é o organizador e compilador do conteúdo, com a colaboração do Dr. Roberto Ruiz, consultor em medicina do trabalho do Unificados. A ilustração é de Bira Dantas.

A primeira cartilha da Coleção Doenças e Acidentes no Local de Trabalho, produzida pelo Unificados, como Tema 1 abordou a LER/DORT – Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho e foi publicada em setembro de 2008.

O atual trabalho explora um tema que preocupa muito a categoria química. A luta contra a contaminação química, humana e ambiental sempre foi prioridade para o Unificados.

Uma delas, e que ganhou destaque e prêmios internacionais (recentemente nos Estados Unidos), é a dos ex-trabalhadores contaminados pela Shell Brasil e pela Basf S.A., na planta industrial localizada no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia/SP.

Estes são os pontos em destaques na cartilha:
1) O que as substâncias químicas podem causar;
2) Fatores ambientais;
3) Como controlar o risco;
4) Os produtos químicos;
5) Defenda seus direitos e proteja sua saúde;
6) Contato proibido – substâncias cancerígenas; e
7) Outros agentes possíveis de gerar insalubridade.


Fonte: Newsletter Proteção, 02/12/09
Saiba mais: Cartilha ler-dort , Cartilha intoxicação