Todos os dias Pedro é parado na portaria do prédio por não apresentar o crachá. Quando não discute com o porteiro, mal dá bom-dia. Ao copeiro, não agradece o café e durante a reunião, atende o celular sem qualquer discrição. Ao esquentar sua comida na hora do almoço, não percebe que o cheiro do peixe está tirando a concentração de João, que ainda está trabalhando. Influenciado pelo cheiro da comida, João desiste de continuar seu trabalho e sai para o almoço. Para fazer uma média com chefe, chama-o também. Na conversa - achando ser íntimo -, avalia atitudes de Fulano, o atraso de Ciclano e a apresentação de Beltrano. E, por fim, ao retornar do almoço, o animado João navega na internet, ao mesmo tempo em que ouve sua música preferida sem utilizar o fone de ouvido.
Se você se identifica com alguma das situações mencionadas acima, cuidado, você pode estar prejudicando a sua vida profissional. Especialistas afirmam que uma boa educação, apesar de não ser um atributo colocado no currículo, é tão importante quanto competência.
Para a psicóloga e especialista em treinamento e avaliação Amélia Regina Alves, essas atitudes estão ligadas diretamente à falta de educação e de consciência do coletivo. E que algumas regras de conduta devem ser seguidas, a fim de facilitar a harmonia das relações e dar ao ambiente de trabalho uma forma mais respeitosa.
Saber vestir-se adequadamente; respeitar e cumprimentar todos os colegas, independente do cargo; ser pontual; deixar os problemas familiares em casa; preparar-se para uma apresentação; saber ouvir; ser atencioso e saber solucionar os problemas com parcimônia fazem a diferença e podem dar um upgrade no marketing pessoal. Os profissionais que não se preocupam com isso, no mínimo, terão sua imagem comprometida no mercado de trabalho.
“Muitas pessoas não entendem que em um contexto laboral existem percepções diferenciadas sobre conduta e agem como se estivessem cercada por amigos ou na própria casa, compartilham problemas, sentem-se íntimos”, disse completando: “É inevitável fazer amigos na empresa, mas o foco no ambiente de trabalho deve ser a produção de resultados para empresa”. A psicóloga cita os dez mandamentos das boas maneiras no trabalho. Para quem não deseja correr o risco de pecar, deve segui-los litigiosamente. Mas lembre-se, o bom-senso é a chave do sucesso.
1. Saiba vestir-se adequadamente – Mesmo que o ambiente não exija formalismos, é sempre bom vestir-se com discrição. As mulheres devem ter cuidado para não abusar no decote.
2. Seja educado – Palavras mágicas como “obrigado”, “por favor”, “com licença”, “bom-dia” são sempre bem-vindas. O cumprimento a todos os funcionários também. Não fale alto no ambiente de trabalho ou use palavras de baixo calão.
3. Você não está em casa – Não ouça música alta. Nem todos compartilham o mesmo gosto musical, além disso, tira a concentração dos demais. Utilize o local apropriado para comer - a copa. E não ocupe o tempo de seu colega com seus problemas pessoais. Deixe seus problemas em casa.
4. Seja sociável - Socializar-se é essencial, especialmente nas confraternizações de final de ano. Importante não exceder no consumo de bebidas.
5. Não fofoque - Evite comentar sobre atitudes de outros colegas, pois isso gera fofocas e picuinhas. Fazer fofoca é uma forma de controle de comportamento e quem tem de fazer isso é a diretoria.
6. Não seja oportunista – O uso de privilégios do cargo para se beneficiar ou tirar proveito de alguma situação são atitudes mal vistas no mercado. Seja competente e isso bastará.
7. Não rejeite serviço – Dizer que está ‘atolado’ de serviço e repassar a demanda para outra pessoa, definitivamente não é uma boa postura. Com certeza, o chefe sabe distribuir as tarefas com equidade e o bom funcionário deve oferecer alternativas de solução.
8. Não queira ser o chefe – Não queira mostrar que é mais qualificado que o seu chefe, nem assuma responsabilidades próprias da chefia.
9. Seja pontual – Chegar atrasado ao trabalho, em reunião ou até mesmo não estar preparado para alguma apresentação podem comprometer sua imagem.
10. Seja atencioso e paciente – Saiba ouvir, pedir a opinião e não se exaltar com os colegas de trabalho.
Fonte: Revista Trabalho