segunda-feira, 9 de julho de 2012

Cuidados com as panelas de pressão

As panelas de pressão possuem um selo do Inmetro, para que o consumidor não precise descobrir só em casa se a panela que comprou é segura ou não.
O selo indica que o produto passou por vários testes e que o risco de acidente é quase zero. Hoje, das duzentas fábricas existentes no país, quatro já começaram a produzir panelas dentro das novas normas.
Os fabricantes só vão receber o selo se cumpirem uma lista de exigências e os testes, nas fábricas, ficaram mais rigorosos.





“São mais ou menos trinta requisitos técnicos, desde testes de resistência de cabos, abertura de válvulas, testes hidrostáticos para medir a resistência da panela e testes de envelhecimento também da parte elastomérica, ou seja, os anéis de vedação”, disse Arcanjelo Nigro Neto, presidente do Comitê de Estudos da ABNT.

Os acidentes com panela de pressão geralmente são causados pelo entupimento de válvulas. O modelo mais comum vendido no país é este com tampa interna e duas válvulas.

No país são vendidas entre 500 mil e 600 mil panelas de pressão por mês. As próprias fábricas têm nas reclamações dos clientes uma ideia sobre o perigo que se esconde nas cozinhas. “Chega próximo a 2 mil panelas por dia com acidentes”, disse Silvio Nigro, diretor de uma fábrica.

Para evitar explosões, os fabricantes investem em panelas mais seguras: alumínio reforçado, tampa externa, anel de silicone e válvulas para controlar a pressão e diminuir o perigo.

A dona-de-casa Maria Ozília Garcez passou por uma explosão dentro de casa. “O fogão tinha afundado e a tampa da panela foi parar no forro de um outro cômodo. Foi inesquecível a cena. E isso me deixou muito insegura em relação à panela”, disse ela.
Ozília já sabe o que observar na próxima compra. “A gente vai prestar atenção no selo do Inmetro”, disse ela.

Veja os cuidados que você deve tomar com as panelas de pressão, de acordo com o Inmetro:
- Mantenha sempre limpa a válvula de alívio da panela, aquela que chia, mantendo-a sempre desobstruída;
- Verifique se a válvula não está deformada, decorrente de algum impacto;
- Troque a válvula a cada cinco anos e somente em representantes autorizados;
- Durante o cozimento, mantenha o fundo da panela sempre plano, não deixe o cabo da panela fora dos limites do fogão e nem permita que crianças fiquem na cozinha.

Muito comum nas residências brasileiras, a panela de pressão prepara ou cozinha alimentos através de elevada pressão interna. Existem vários modelos de panelas de pressão com diferentes capacidades volumétricas. Se a panela de pressão não for produzida observando requisitos mínimos de segurança, pode se tornar um perigo para você e sua família.
Por esse motivo, toda panela de pressão deve ser certificada, ou seja, quando você for comprar uma panela de pressão, verifique se existe o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, afixado na panela. Esse Selo indica que a panela de pressão foi ensaiada e há adequado grau de confiança de que está em conformidade com a norma técnica brasileira deste produto.


Fonte: G1