domingo, 13 de janeiro de 2013

China emite alerta devido a altos níveis de poluição


A China emitiu neste domingo um alerta devido à severa poluição que está afetando 12 províncias no Norte do país pelo terceiro dia consecutivo. O governo pediu aos moradores que permaneçam em suas casas para evitar danos à saúde.

De acordo com um monitor da qualidade do ar instalado no telhado da embaixada americana em Pequim, o Índice de Qualidade do Ar na tarde de sábado atingiu 886 microgramas por metro cúbico. Qualquer número acima de 300 mcg é considerado "perigoso". Na manhã de domingo, o nível caiu para 391 mcg.



Segundo a Organização Mundial de Saúde, o nível das menores partículas de poluição, chamado de PM2.5, não deve ser mais do que 25 mcg. Em níveis de 100 mcg, o ar é considerado insalubre. A leitura oficial do governo chinês até a tarde de domingo foi 446 mcg , menos do que os 886 mcg de sábado, mas ainda muito alto.

- Este é realmente o pior nível já registrado não só a partir dos dados oficiais, mas também a partir dos dados de monitoramento da embaixada dos EUA. Algumas áreas na província vizinha de Hebei são ainda piores do que Pequim - disse Zhou Rong, ativista de clima e energia do Greenpeace.

Nas ruas de Pequim, é difícil enxergar além de 150 metros. Os arranha-céus que dominam áreas da cidade são pouco visíveis. A poluição está tão severa que é possível sentir o cheiro do ar e até mesmo o gosto.

A camada contaminante permanecerá sobre a capital chinesa por mais três dias devido à má condição meteorológica, evitando que as substâncias poluentes se dispersem, advertiu a agência oficial do país "Xinhua", que aconselhou aos moradores o uso de máscaras quando saírem, além de evitarem o exercício em excesso.

Pequim é ladeada por montanhas. O ar é seco, frio e paira sobre a cidade. Se não houver vento, todos os fatores se combinam para criar o smog.

- Pequim está com um clima mais quente e úmido. Estamos diante de grandes quantidades de emissões poluentes e eles não estão difundindo muito rapidamente. O ar está gravemente poluído - disse Yu Jianhua, da Secretaria de Proteção Ambiental de Pequim, acrescentando que as pessoas devem usar o transporte público em vez de carros particulares para reduzir as emissões.

A poluição do ar é um grande problema na China devido ao ritmo acelerado do país de industrialização, a confiança no poder de carvão, o crescimento explosivo de automóveis e o desrespeito às leis ambientais. Além de Pequim, várias outras cidades, incluindo Tianjin e Wuhan, também registraram problemas graves de poluição ao longo dos últimos dias

Fonte: Agência EFE