segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ONG criada por um surfista leva água potável para comunidades carentes

Problemas complexos podem, muitas vezes, ser combatidos com ideias triviais. Foi com esse pensamento que o surfista Jon Rose criou a ONG Waves for Water, cujo objetivo é oferecer água potável a comunidades carentes ou populações vítimas de catástrofes. Ele viaja o mundo distribuindo filtros e ensinado as pessoas a importância de consumir água limpa e própria para consumo.
"Existem grandes soluções para a escassez de água potável no mundo. O que está faltando nessa equação é o conhecimento amplo de cada uma delas. Quando as pessoas conhecem tais soluções, elas podem desenvolver maneiras de implementá-las", explica Jon.

O sistema distribuído pelo surfista foi criado pela empresa Swayer, sob encomenda das forças armadas americanas, e é simples e barato. Sua montagem requer apenas baldes, facas, torneiras e filtros de cerâmica. Dois tipos de filtros são distribuídos. O primeiro, com capacidade de filtragem de aproximadamente 740 litros de água por dia, é dimensionado para suprir a demanda de comunidades. O fluxo é alto o suficiente para descartar a necessidade de armazenagem do líquido filtrado, o que reduz as chances de contaminação.

O outro filtro é voltado para suprir a necessidade de grupos menores, como famílias, e é capaz de descontaminar mais de 50 litros de água por dia. A membrana contida no filtro remove bactérias e protozoários, entre outros organismos indesejáveis.

A ideia de levar água potável às comunidades carentes surgiu em 2009, quando Jon navegava na costa da ilha de Sumatra, na Indonésia, no Sudeste Asiático, e a região foi atingida por um terremoto devastador. Jon tinha a bordo dez filtros de cerâmica e os distribuiu aos sobreviventes do terremoto.

Desde então, ele já visitou várias regiões do globo atingidas por desastres naturais. No Haiti, vítima de um forte terremoto no ano passado, os 11 mil filtros doados saciaram a sede de 100 mil pessoas. Outras localidades, como Chile e Bali, também já receberam ajuda da Waves for Water. "Tudo o que estou fazendo é facilitar o que acredito ser uma ordem natural da vida: humanos ajudam humanos na criação de um mundo melhor", comenta Jon.

No final de janeiro de 2011, Jon esteve no Brasil para fazer a entrega de filtros às comunidades assoladas pelas chuvas na serra fluminense, numa ação intitulada "Água Pura, Serra Viva". O Movimento CYAN doou 200 filtros, suficientes para garantir diariamente o acesso à água potável a cerca de 2 mil pessoas.


Fonte: Revista Cyan