quinta-feira, 23 de maio de 2013

Alimentação: gordura de origem vegetal faz bem à saúde

Nem toda gordura faz mal à saúde. Existem gorduras saudáveis conhecidas como insaturadas que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a prevenir doenças como infarto e derrame, por exemplo. A coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, explica que a maioria das gorduras insaturadas pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal: “A exemplo dos óleos como o óleo de soja, milho e girassol, e de algumas frutas como abacate, do azeite e das oleaginosas que são as castanhas, amêndoas, nozes e amendoim.”

A jornalista Cristiane Galvão sempre se alimentou bem. Ela conta que inclui diariamente no cardápio alimentos ricos em gorduras saudáveis: “Eu evito comer carne vermelha, de manhã eu sempre faço uma vitamina com castanha de caju, malho bastante, tenho realmente essa escolha, os meus alimentos são todos com azeite, quando eu faço em casa eu procuro até usar o azeite cru. Você sente uma melhora na pele, a pele fica mais bonita, você tem menos acne, a gordura abdominal também fica mais reduzida.”

Carne, leite integral e queijo amarelo são alguns alimentos ricos em gorduras que fazem mal para o organismo. De acordo com o Ministério da Saúde, essas gorduras podem causar infarto, acidente vascular cerebral e câncer, caso sejam consumidas em excesso. O Ministério da Saúde disponibilizou um guia com todas as informações sobre alimentação saudável.

Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde