terça-feira, 15 de outubro de 2013

Seis trabalhadores de Fukushima são contaminados por radioatividade

A operadora Tepco, que administra a Central Nuclear de Fukushima, no Japão, confirmou quarta-feira passada (9) que seis de seus trabalhadores foram expostos a material radioativo. As informações foram veiculadas pelas agências internacionais de notícias Efe e Reuters. A exposição ocorreu quando água contaminada vazou por causa de um erro humano.

O porta-voz da Tepco revelou que várias toneladas de água contaminada vazaram nesta manhã, depois que um operário retirou um cano do sistema de tratamento do líquido radioativo que se acumula nos tanques de armazenamento. Pelo menos sete toneladas acabaram entrando na área em que os operários estavam. Não há ainda informações sobre o estado dos funcionários afetados tampouco como e onde eles estão sendo tratados.

A operadora que administra o complexo vem sendo fortemente criticada pela agência nuclear reguladora do país pela forma como tem lidado com a crise nuclear. A central atômica já sofreu diversos acidentes e explosões desde março de 2011, quando foi danificada por um potente terremoto e um devastador tsunami.

Imagem aérea mostra tanques da Usina Nuclear de Fukushima. (Foto: Arquivo / Kyodo News / Via AP Photo)


Fonte: G1