quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ANS lança campanha para informar compradores de planos


 A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou em outubro uma campanha nacional para o consumo consciente de planos de saúde privados. O objetivo é divulgar os critérios para facilitar a vida do consumidor na hora de contratar um plano e prevenir armadilhas, bem como reduzir o número de queixas nos Procons. A meta da agência é atingir quase 50 milhões de usuários no País. 

A ANS produziu um vídeo explicativo (veja abaixo) e publicou em seu site na internet um material de divulgação, que pode ser baixado aqui.

Em resumo, a agência recomenda que, no momento da compra, o consumidor avalie se precisa de um plano individual ou familiar, e sobre o tipo de atendimento que prefere (apenas consultas e exames, ou também internações). Além disso, quarto particular ou enfermaria, rede credenciada de profissionais, laboratórios, clínicas e hospitais, e abrangência da cobertura também são fatores a serem considerados. Todas esses detalhes, combinadas às faixas de idade das pessoas que farão parte do plano, causam impacto no valor da mensalidade.

Também recomenda-se que o consumidor conheça o rol de procedimentos a serem oferecido pelas operadoras. O site da ANS oferece conteúdo para entender o funcionamento do mercado, bem como a Central de Atendimento ao Consumidor






(SaúdeWeb)