quinta-feira, 24 de abril de 2014

Há 10 anos, Sabesp pedia para população economizar água

As crises de desabastecimento de água não são novidade na cidade de São Paulo, assim como as medidas tomadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para tentar evitar um racionamento.

No dia 17 de abril de 2004, o jornal Folha de S.Paulo trazia a seguinte reportagem: “47 ganham desconto na conta de água”. O título não poderia ser mais atual, já que, assim como em 2014, naquela época o governo ofereceu descontos para quem reduzisse o próprio consumo em 20%.




A situação é tão parecida que trechos daquela reportagem poderiam ser publicados hoje e pouca gente perceberia a diferenças. “A redução do consumo é uma aposta do governo estadual para evitar fazer racionamento de água na área abastecida pelo sistema Cantareira. Ontem, ele operava em 18,4% da sua capacidade”, disse a reportagem de 2004.

A crise deflagrada em 2014 no Sistema Cantareira, de fato, é a pior da história. Porém, não dá para dizer que o nosso sistema de captação de água não deu sinais de que poderia entrar em colapso caso não chovesse o esperado no Estado.

A expectativa que fica é de que o governo realmente aprenda a lição e invista em um sistema de emergência para casos de falta de água em seus principais reservatórios. Ao cidadão, resta economizar e rezar para chover. Mais uma vez.

(Terra)