sexta-feira, 6 de junho de 2014

Cientistas descobrem molécula que diz ao corpo quando parar de comer

Pesquisadores do Imperial College, de Londres, descobriram uma molécula que diz ao corpo quando se deve parar de comer. A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novos remédios contra a obesidade. O segredo estaria em uma substância chamada acetato, liberada durante a digestão de fibras presentes em frutas, legumes e verduras no intestino.

De acordo com os cientistas, a pílula com a molécula teoricamente ajudaria as pessoas a diminuírem a ingestão de comida sem precisar se submeter a dietas rigorosas. Eles observaram o comportamento da molécula e constataram que a substância tinha impacto sobre a região do hipotálamo do cérebro, que controla a fome.

"Infelizmente, o nosso sistema digestivo não evoluiu a tal ponto de termos de lidar com a dieta moderna e esse desequilíbrio contribui para a epidemia de obesidade de hoje em dia", afirmou o professor Gary Frost, do Imperial College, ao jornal britânico The Daily Telegraph, antes de alertar sobre a necessidade da ingestão de mais frutas, verduras e legumes no intuito de combater a ingestão excessiva de alimentos que não trazem benefícios.

"Nossa pesquisa mostra que a liberação do acetato é importante para entender como as fibras reduzem o apetite e isso pode ajudar a comunidade médica a combater a ingestão excessiva de alimentos. O maior desafio é desenvolver uma droga que possa liberar a quantidade de acetato necessária para controlar a saciedade de uma forma que seja aceitável e segura para os humanos", acrescentou.


(Correio 24 horas)