sábado, 19 de julho de 2014

iPhone modificado serve como pâncreas para pacientes com diabetes

Para aquelas pessoas que sofrem de diabetes tipo 1, a comida pode matar. Infelizmente essas pessoas têm que controlar bastante o que comem para que não fiquem com açúcar demais ou de menos no sangue. O pâncreas dessas pessoas é incapaz de produzir insulina suficiente para absorver ou decompor a glicose do sague. De forma que, comer um simples brigadeiro pode ser muito ruim.

Exames de sangue várias vezes por dia e aplicações suplementares de insulina fazem parte da rotina dos diabéticos. Mas pesquisadores da universidade de Boston e Massachusetts, estão desenvolvendo uma nova ferramenta para combater a diabetes tipo 1: o pâncreas biônico, que produz insulina.

Ao contrário das aplicações de insulina, muito usada pelos diabéticos para diminuir o açúcar no sangue, o pâncreas biônico também oferece o glucagon, o hormônio que aumenta o açúcar no sangue. Os dois hormônios trabalham juntos, evitando que o açúcar no sangue fique muito alto ou muito baixo.

De acordo com o estudo, o pâncreas biônico é controlado por um iPhone modificado. Kevan Herold, diretor do Yale Diabetes Center, que esteve envolvido na pesquisa, falou ao New York Times: “Eu diria que os efeitos são bastante significativos e dignos de nota.”

Os pesquisadores acompanharam um grupo de mais de 50 pessoas, 20 adultos e 32 adolescentes. Eles usaram o pâncreas biônico por cinco dias. O dispositivo ficava em uma pochete ou em um bolso. Três pequenas agulhas faziam a conexão entre o paciente e o aparelho. O resultado foi excelente! Os pacientes apresentaram um maior controle com relação à gestão do açúcar no sangue. Os pacientes, de fato, não queriam devolver o aparelho! 







(WashingtonPost)