quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Anvisa suspende comercialização de dois medicamentos do laboratório Teuto

Dois medicamentos do laboratório Teuto tiveram a distribuição e comercialização suspensas, nesta segunda-feira, pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa): o Norfloxacino 400 mg (indicado para o tratamento infecções urinárias) e o Cloridrato de Amitriptilina 25 mg (usado no tratamento de depressão). Durante este ano, a Anvisa já determinou a suspensão de lotes de nove medicamentos do laboratório. A maior parte dos produtos, segundo a reguladora, foi recolhida voluntariamente, após reclamações feitas ao SAC da empresa.

Segundo a agência, na embalagem do lote 2946049 do Norfloxacino 400 mg, válido até novembro de 2015, havia blísteres de outro produto, do medicamento Cloridrato de Paroxetina 20 mg (usado no tratamento dos sintomas de doença depressiva).

Já lote 2444510 do medicamento Cloridrato de Amitriptilina 25 mg, válido até 1º de janeiro de 2016, foi suspenso por apresentar apresentou bolsões de ar entre os comprimidos. A reguladora afirma que isto pode compromete o isolamento do conteúdo da embalagem.

Apesar das ações voluntárias da fabricante de medicamento, a Anvisa informa que realizou inspeção na fábrica em razão dos casos de inconformidades. Em 22 de agosto, a agência interditou as atividades relacionadas a acondicionamento de medicamentos. A reguladora informou ainda que o laboratório foi notificado a interromper a produção até a requalificação. Em 9 de setembro, segundo a Anvisa, a empresa teria comprovado a adequação da linha de produção, e , desde então, estaria autorizada a retomar as atividades produtivas.

Consultada sobre os risco à saúde do usuário e o modelo de recolhimento dos produtos no mercado e na casa do consumidor, a empresa ainda não respondeu.

(O Globo)