quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Japão vai construir a maior central solar flutuante do mundo


O fabricante japonês de sistemas fotovoltaicos Kyocera anunciou a construção no oeste do Japão da maior central solar flutuante do mundo. Os trabalhos começarão este mês e a exploração em Abril de 2015, afirma a empresa japonesa em comunicado.

Os painéis serão instalados em dois reservatórios de água na cidade de Kato, em Hyogo, e terão uma capacidade total de 2,9 megawatts divididos entre um sistema com uma potência de 1,7 MW, «o mais importante do planeta», e outra de 1,2 MW.

O objectivo é gerar 3.300 megawatts/hora por ano, a electricidade necessária para alimentar 920 casas, segundo a mesma fonte.

A construção de centrais solares flutuantes tenta responder à falta de terrenos compatíveis, um problema que limita as possibilidades de instalação de grandes centrais no arquipélago.

Por sua vez, os tanques são abundantes no país, alega a Kyocera, que espera alcançar uma potência instalada de 60 MW até Março de 2015, com pelo menos trinta centrais flutuantes.

O grupo criou em 2012 uma empresa conjunta com a Century Tokyo Leasing para construir e explorar centrais solares no Japão.

Desde que este projecto começou, já foram construídos 28 parques solares de diferentes tipos, 11 dos quais já estão activos.

Desde o acidente nuclear de Fukushima, em Março de 2011, que significou a paragem dos reactores do país (que produziam mais de um quarto da electricidade), o Japão tenta promover as energias renováveis, embora sem renunciar à energia nuclear.

(Diário Digital)