segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Estado do Rio pode ter dez novos corredores expressos de transporte

O presidente da Federação das Empresas de Transporte do Rio de Janeiro (Fetranspor), Lélis Marcos Teixeira, apresentou nesta quinta-feira um projeto de construção de dez corredores expressos para integrar as cidades próximas da capital. Nos moldes dos BRTs já inaugurados no Rio, os novos corredores beneficiarão mais de cinco milhões de pessoas, ao custo de R$ 2,75 bilhões. O projeto foi apresentado durante a entrega do prêmio Mobilidade Urbana, no Sofitel, em Copacabana. 



- Muitos nos cobram a qualidade dos ônibus, mas um transporte de qualidade não se faz sem infraestrutura. Inauguramos dois BRTs, que até o fim do ano vão transportar 500 mil passageiros por dia com qualidade, ar-condicionado e suspensão a ar - disse o presidente da Fetranspor.

De acordo com o projeto das empresas de ônibus, os corredores seriam implantados na Via Dutra (no trecho da Baixada); na Via Light (rodovia que liga Nova Iguaçu à Pavuna); na Rio-Petrópolis; na Transbaixada (via que seria construída entre Caxias e Belford Roxo); na BR-101 (Niterói-Manilha); nas rodovias RJ 104 e RJ 106 (que dão acesso à Região dos Lagos); entre Niterói e Alcântara; na Ponte Rio-Niterói e no Arco Metropolitano.

Lélis destacou a importância da integração entre diferentes modais de transporte e voltou a afirmar que o primeiro trecho do BRT Transbrasil, entre o Fundão e a Candelária, no Centro, ficará pronto até as Olimpíadas. O Terminal Américo Fontenelle, na Central, deverá ser refeito para receber os ônibus do corredor.

Ele entretanto evitou falar em aumento de tarifas, alegando não ter ainda valores e nem data específica, mas disse que o contrato de concessão estipula que o aumento seja aplicado em janeiro, e que será feito de forma transparente.

Durante a campanha à reeleição, o governador Pezão já havia prometido fazer quatro BRTs na Baixada (entre eles os da Dutra e da Via Light) e outros quatro ligando Niterói e São Gonçalo.

(O Globo)