quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Procon acha fezes de ratos e barata e interdita loja em Copacabana

O Procon Estadual ficalizou 12 estabelecimentos especializados na comercialização de produtos importados no Centro e nas zonas Norte e Sul do Rio e autuou dez durante uma nova etapa da Operação Ho!, Ho!, Ho! nesta terça-feira (16).

A ação tem como objetivo vistoriar estabelecimentos com foco nas compras de Natal. A filial da rede Lidador, em Copacabana, acabou sendo interditada por irregularidades.

A loja interditada, localizada na Rua Barata Ribeiro, estava em péssimas condições de higiene, segundo o Procon. Os fiscais encontraram baratas mortas, além de fezes de rato próximas à geladeira.

O estabelecimento não apresentou alvará de funcionamento, nem os certificados de dedetização e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Também não havia exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta, nem o Livro de Reclamações, item criado pela Lei 6613/14 e obrigatório em todos os estabelecimentos comerciais no Estado do Rio de Janeiro. Outras cinco filiais da Lidador também foram autuadas por diferentes problemas.

Já No Deu La Deu Vinho, na Rua Domingos Ferreira, também em Copacabana, os fiscais inutilizaram cerca de 42kg de produtos impróprios ao consumo. Já na loja Degustare, na Rua Guilhermina Guinle, em Botafogo, os agentes descartaram cerca de 16kg de alimentos e 3 litros de bebidas vencidas na geladeira no interior da loja e na geladeira expositora para os clientes.

Lojas que não foram autuadas
Rótulos e Rolhas, localizada na Rua das Laranjeiras, 21, loja 17
Paladino, na Rua Uruguaiana, 226.

Balanço da Operação Ho!Ho!Ho!
- Lidador (Rua Barata Ribeiro, 505 – Copacabana): Ausência do certificado do CBMERJ. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de dedetização. Geladeira com insetos. Fezes de roedores próximas à geladeira. Baratas no ambiente. Estabelecimento interditado até a apresentação da documentação.

- Planeta Sonho (Av. Nossa Sra. de Copacabana, 960-A): Produtos sem especificação: 754 g pasta de azeitona; 686 g pasta hummus; 340 g pasta turca; 226 g pasta de berinjela.

- Lidador (Av. Maracanã, 987 – Tijuca): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços visíveis aos consumidores nos produtos expostos à venda no interior da loja e na vitrine. Ausência do certificado de dedetização.

- Planeta Sonho (Av. Nossa Sra. De Copacabana, 455): Ausência do certificado do CBMERJ, foi informado que estava com o contador, dado prazo de 48 horas para apresentar junto ao Procon.

- Degustare (Rua Guilhermina Guinle, 296 – Botafogo): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Vencidos na geladeira da área interna: 16 embalagens de 240g cada de carne temperada e cozida de suíno, 870g de queijo gorgonzola; 1 kg e 500g de creme de leite; 150g de patê de fígado de aves, 02 latas (710 ml cada) de cerveja; 800g de kani; 300g de pão de queijo; 400g de salsicha; 300g de salsicha; 500 g de estrogonofe; 200g hambúrguer bovino e 11 embalagens de 360g cada de muçarela de búfala. Vencidos expostos à venda na frente de loja: 03 embalagens (250g cada) de pão australiano; 05 latas de chá branco zero pêssego (355 ml cada); 16 unidades (13g cada) de alfarroba com uva passa; 18 pacotes de torrada (100g cada).

- Deu La Deu Vinho (Rua Domingos Ferreira, 66 - Copacabana): Ausência do CDC para consulta. Ausência do certificado do CBMERJ. Ausência de preços nos produtos. Produtos sem especificação: 2 kg e 948g de cabeça de peixe; 1 kg e 516g de polvo; 2kg e 744g de bacalhau e 6kg e 400g de lula. Produtos próprios para consumo armazenados em geladeira que é utilizada para armazenar produtos impróprios para o consumo: 28 kg de bacalhau; 400g de lombo de bacalhau.

- Lidador (Rua da Assembléia, 63 – Centro): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços visíveis aos consumidores nos produtos expostos à venda no interior da loja e na vitrine. Ausência do certificado do CBMERJ, prazo de 48 horas para apresentação.

- Lidador (Avenida das Américas, 4666 – Barra da Tijuca): Produtos em vitrine e no interior da loja sem identificação de preço. Ausência do Livro de Reclamações.

- Lidador (Shopping Rio Sul): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços nos produtos expostos na vitrine e interior da loja.

- Lidador (Rua Vinícius de Moraes, 120 – Ipanema): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços nos produtos expostos na vitrine e interior da loja.

Esclarecimento Lidador
De acordo com o Lidador, as lojas do Barra Shopping, Shopping Rio Sul e Ipanema pertencem a grupo econômico totalmente distinto e independente das demais unidades do Lidador que operam o “site (e-commerce)” e as lojas situadas em Copacabana, Tijuca e Centro.
Segundo nota divulgada pelo Lidador, o grupo ratifica o compromisso de bem servir aos nossos clientes, tendo em vista a inspeção do Procon-RJ realizada nesta terça que culminou com o fechamento de um estabelecimento em Copacabana, que não pertence ao grupo.

No comunicado, eles informam que três lojas também foram alvo de inspeção do mesmo órgão, sendo que nenhuma irregularidade foi detectada nas mesmas.

(G1)