sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Uso correto de Elevadores

Imagine : você chega de manhã ao prédio do seu escritório, pensando que aquele será só um dia normal de trabalho. Entra no elevador, aperta o seu andar e aguarda calmamente durante o curto percurso. De repente, ao chegar no nono andar, o elevador despenca, fazendo com que você e os demais ocupantes saiam do chão, batendo a cabeça no teto, e depois, chegando ao térreo, caiam todos violentamente uns sobre os outros. Não é pesadelo.

Esta cena aconteceu em março, em um prédio comercial no bairro de Botafogo, na Zona Sul carioca, e deixou sete pessoas feridas, que foram encaminhadas pelos bombeiros para um hospital público próximo. Segundo um funcionário do edifício de onze andares, os defeitos nos elevadores são frequentes, o que explica o acidente, embora tenha declarado que os elevadores tem manutenção periódica e estão passando por modernizações. 


O elevador é uma máquina de transporte extremamente útil, mas seu uso requer cuidados para evitar acidentes, que muitas vezes são fatais. Alguns problemas nos elevadores são muito comuns. A pane nos elevadores pode acontecer, causando, muitas vezes pânico nos adultos, crianças e adolescentes que ocupam o equipamento. Portanto, a situação pode ficar muito pior e fugir do controle.
Nessa situação, a manutenção é essencial para a segurança dos elevadores. Luzes de emergência e interfone ligado à portaria também são necessários em casos de cortes de energia. Além disso, somente pessoal autorizado pode resgatar pessoas presas. 

Os elevadores precisam de uma manutenção mensal preventiva para evitar problemas mecânicos. Nesta visita os técnicos realizam a limpeza, a lubrificação e pequenos ajustes nos equipamentos. O técnico deve realizar uma inspeção geral para conhecer a situação geral do elevador. Este procedimento deve ser acompanhando de perto e registrado em documento escrito pelo zelador do prédio.
Se o fornecimento de energia elétrica for cortado e alguma pessoa ficar presa no elevador, os especialistas do setor aconselham as pessoas a manter a tranqüilidade e comunicar à portaria o ocorrido. Para a maior segurança dos condôminos, os elevadores devem ter luzes de emergência e interfones ligados à portaria. O zelador deve chamar a empresa que realiza a manutenção dos elevadores, que enviará um técnico treinado para resgatar as pessoas presas no elevador. Caso o alarme e os aparelhos celulares não estiverem funcionando, quem estiver dentro do elevador pode tentar um contato auditivo com quem estiver fora. Mas isso não significa ficar gritando, e sim tentar chamar a atenção de alguém que esteja passando pelo local no momento.

Os especialistas não recomendam que pessoas não capacitadas façam o resgate de pessoas presas em elevadores. Além de poder provocar acidentes graves, pode danificar o equipamento. Apenas os técnicos de atendimento avançado da empresas de manutenção de elevadores e o Corpo de Bombeiros estão capacitados para resgatar pessoas presas.

Em caso de apagão ou corte de energia programado, a orientação é que os elevadores sejam desligados 10 minutos antes do corte. A medida evitará que passageiros fiquem presos nos elevadores. Antes de desligar os elevadores, o zelador do prédio deve chamar os elevadores até o piso térreo, verificar se não há passageiros e desligar a chave-geral dos elevadores. O elevador deverá ser ligado após 5 minutos do retorno de energia elétrica para evitar problemas de sobrecarga da rede elétrica do equipamento.

O risco de faltar ar no elevador é praticamente descartado. A cabina dos elevadores possui segurança e ventilação suficiente para casos de falta de energia, na eventualidade de haver pessoas presas. Quanto mais nervosas as pessoas estiverem é pior, pois irão consumir mais oxigênio. O elevador não é totalmente fechado e existe uma passagem mínima de ar. Então, o que piora a sensação de sufocamento é a tensão.

O zelador ou síndico do prédio devem localizar o andar em que o elevador estiver parado e manter a pessoa tranqüila na cabina do elevador até a chegada do técnico de manutenção de elevadores. É importante manter a calma e não tentar sair da cabina sem o acompanhamento de um técnico especializado em elevadores. Logo abaixo estão algumas dicas do Corpo de Bombeiros para uso do elevador e caso você se encontre preso dentro do equipamento. Afinal, a situação poderá acontecer com qualquer um.

O que você não deve fazer:
  • Puxar a porta do pavimento sem a presença da cabine no andar;
  • Apressar o fechamento das portas;
  • Apertar várias vezes o botão de chamada;
  • Chamar vários elevadores ao esmo tempo;
  • Fumar dentro do elevador;
  • Fazer movimentos bruscos dentro do elevador;
  • Lotar o elevador com o peso acima do permitido;
  • Bloquear o fechamento das portas com objetos.

As crianças devem usar o elevador com segurança. O elevador não é lugar de brincadeiras, portanto oriente as crianças para:
  • Não acionar os botões desnecessariamente;
  • Não dar pulos ou fazer movimentos bruscos dentro da cabine;
  • Nunca colocar as mãos na porta;
  • Não entrar primeiro no elevador, assim que a porta se abre;
  • Exija o responsável pelo prédio que o acesso à porta do elevador seja bloqueado quando ele estiver em reparos ou revisão técnica.

Em caso de incêndio:
  • Não utilize os elevadores;
  • O abandono do edifício deve ser feito pelas escadas, obedecendo ao plano de abandono.

Em caso de ficar preso no elevador é importante:
  • A primeira orientação é manter a calma, para não causar efeito cascata de desespero entre as outras pessoas, o mais indicado é apertar imediatamente o alarme do elevador e ligar para o Corpo de Bombeiros.
  • Caso o alarme não funcione e os aparelhos celulares não estiverem funcionando, quem estiver dentro do elevador pode tentar um contato auditivo com quem estiver fora. Mas isso não significa ficar gritando, e sim tentar chamar a atenção de alguém que esteja passando pelo local no momento.
  • O risco de faltar ar no elevador é praticamente descartado. Quanto mais nervosas as pessoas estiverem é pior, pois irão consumir mais oxigênio. O elevador não totalmente fechado e existe uma passagem de ar mínima. Então, o que piora a sensação de “sufocamento” é a tensão.
  • Se o elevador parar de entre a parede e o vão, as pessoas não devem tentar abrir a porta nem pular, porque correm o risco de cair no poço ou ele voltar a funcionar no momento em que eles estiverem tentando pular.
  • Uma das dicas mais importantes é que as crianças não devem entrar sozinhas no elevador, até mesmo porque elas podem exceder o limite de capacidade e ficarem pulando por brincadeira e isso pode levar à pane.
  • O risco de despencar, levando em consideração os aparelhos de segurança que o elevador tem, incluindo um limitador de velocidade que não permite que ele despenque em queda livre, é quase nula. Os barulhos dos cabos que as pessoas às vezes ouvem podem ser do funcionamento normal dos trilhos.
  • As chaves do elevador, que abrem a porta e a caixa de máquina, nunca devem ser utilizadas porque podem ser uma arma na mão de pessoas despreparadas. É importante que o responsável por elas no prédio esteja com as chaves em mão para ajudar o Corpo de Bombeiros no momento do resgate.

Se o elevador parar entre andares, os ocupantes devem:
  • Manter a calma, pois o perigo não é iminente;
  • Acionar o botão de alarme e/ou utilizar o interfone para pedir ajuda;
  • Solicitar que chamem o zelador e, se necessário, a empresa conservadora ou o Corpo de Bombeiros (disque 193);
  • Aguardar com calma.

Poço:
  • Se o elevador parar entre a parede e o vão dos andares, as pessoas não devem tentar abrir a porta nem pular, porque correm o risco de cair no poço ou o equipamento pode voltar a funcionar no momento em que eles estiverem tentando pular;
  • Uma das dicas mais importantes é que as crianças não devem entrar sozinhas no elevador, até mesmo porque elas podem exceder o limite de capacidade e ficarem pulando por brincadeira, e isso pode levar à pane;
  • O risco de despencar, levando em consideração os aparelhos de segurança que o elevador tem, incluindo um limitador de velocidade que não permite que ele despenque em queda livre, é quase nula. Os barulhos dos cabos que as pessoas às vezes ouvem podem ser do funcionamento normal dos trilhos;
  • As chaves do elevador, que abrem a porta e a caixa de máquina, nunca devem ser utilizadas porque podem ser uma arma na mão de pessoas despreparadas. É importante que o responsável por elas, no prédio, esteja com as chaves em mãos para ajudar o Corpo de Bombeiros no momento do resgate.

Fonte: Corpo de Bombeiros