sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Beber água e evitar excesso de sal e proteína reduz risco de pedra no rim

Quem já teve pedra no rim não esquece da dor – muitas vezes comparada à dor do parto, ela começa geralmente nas costas, mas pode irradiar para todo o corpo. Existem medidas simples de prevenção contra o cálculo renal, como evitar o excesso de sal e proteína e beber muita água.

Segundo os médicos, beber cerca de 2 litros de água ou líquido por dia faz com que o organismo fique hidratado, o que ajuda no bom funcionamento do rim.

Já o sal em excesso pode favorecer a retenção de líquido, aumentando o risco de pedras – o ideal, portanto, é consumir até 5 gramas ao dia apenas. Já a proteína também precisa ser controlada e não deve passar de 100 gramas ao dia.

Todas essas medidas ajudam não só a prevenir o cálculo renal, mas também a evitar que ele volte em pacientes que já tiveram. Geralmente, as pedras começam do tamanho de um grão de areia, estágio em que os médicos recomendam apenas beber água e usar analgésicos. Para as pedras maiores, pode ser usado um cateter, um procedimento com ondas de choque ou até mesmo a cirurgia. Vale ressaltar, no entanto, que o paciente que já teve pedra precisa tomar um maior cuidado para que ela não volte.

Em alguns casos, o cálculo renal pode evoluir para uma infecção urinária. Nas mulheres, esse problema é ainda mais comum por causa da anatomia feminina, como explicou o médico. Para evitar, a dica é manter a região sempre limpa e beber muita água.

(Bem Estar)