O secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, se reuniu com os prefeitos das cidades do noroeste fluminense nesta terça (22) para avaliar a eficácia dos seis centros de hidratação instalado na área, cada uma com capacidade para realizar 300 atendimentos por dia. A região é a que mais preocupa as equipes de vigilância da Secretaria de Saúde para este verão.
Os centros com a maior média de atendimentos diários são os das cidades de Itaperuna (110) e Miracema (100). Aperibé (90), Italva (80) e Santo Antônio de Pádua (80) também registraram média alta de assistêcias. A unidade com a menor média de atendimentos diários foi Cambuci (30).
Na sexta-feira (22), a Secretaria municipal de Saúde (SMS) realizou a primeira ação deste ano contra a dengue na cidade do Rio. O objetivo foi evitar a alta incidência da doença registrada no ano passado.
Os agentes vistoriaram imóveis fechados na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Eles entraram sem autorização dos donos, com base em um decreto que permite o acesso da vigilância sanitária depois de três notificações.
Nos locais foram encontrados focos dos mosquitos em terrenos com mato alto, em objetos espalhados nos quintais e em uma piscina. Desde 2011, foram feitas 243 vistorias. A multa varia de R$ 300 a R$ 3 mil.
Fonte: G1