sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Certificação do Inmetro para plugues e tomadas


Todos os eletrodomésticos só poderão ser vendidos com plugues e tomadas padronizadas e com certificação do Inmetro, com destaque para os plugues com três pinos. A medida é para evitar acidentes como choques elétricos e também superaquecimento e curto-circuito.

No depósito de materiais, dispararam as vendas de tomadas e adaptadores com a nova padronização: tomada com três furos e plug com três pinos. “O principal objetivo dessa nova tomada é evitar o choque. O brasileiro convivia com uma diversidade muito grande de modelos de tomadas nesses últimos anos, e com uma precariedade muito grande de instalações, o que resultava em uma quantidade muito grande e acidentes por choque. E alguns destes acidentes muito graves”, explica o engenheiro Marcelo Zuffo.

O terceiro pino é fundamental. “Ele é justamente para evitar o choque. É o fio-terra. A instalação do terra é obrigatória em todas as instalações tanto domiciliares quanto comerciais”, explica o engenheiro.

Mas o consumidor reclama. Uma tomada custa quase R$ 7. “As casas têm que ser preparadas. Não adianta trocar só a tomada que não vai resolver, não vai ter o fio-terra central”. “Eu acho muito estranho ter que mudar. Tudo vai ter que ter um adaptador, a tomada vai ficar comprida”.

“Essa despesa vai ocorrer para as pessoas que tinham instalações antigas. E é recomendável que se faça a troca das tomadas, principalmente para os equipamentos de alto consumo: geladeira, máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça e microondas”, ressalta Marcelo Zuffo.

Aparelhos que necessitam de um consumo maior de energia terão plugues de três pinos, e também deverão ter certificação do Inmetro. A loja que não cumprir as normas terá os produtos apreendidos e poderá pagar multa de até R$ 1,5 milhão.
Os eletrodomésticos podem ter plugues de dois ou três pinos, mas todos eles com certificação do Inmetro, que é a garantia de segurança.

Fonte: G1
Saiba mais: Inmetro