O Toyota Prius já pode ser encontrado nas lojas da marca no Brasil, por R$ 190.830. O modelo chega um pouco mais em conta que o seu único rival no País, o Ford Fusion, que não sai por menos de R$ 133 mil. Em sua terceira geração, é o veículo híbrido mais vendido no mundo atualmente, com cerca de 3,5 milhões de unidade, principalmente nos Estados Unidos, Europa e Japão.
O carro é equipado com um motor a combustão e outro elétrico. O primeiro é movido por gasolina e possui quatro cilindros em linha e cilindrada de 1798cc. Já o elétrico tem 650 Volts de potência e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades. A potência combinada dos motores é de 138cv.
Em trechos urbanos com velocidade até 50 km/h, o carro pode ser movido apenas com o motor elétrico, sem gasto de combustível. Para velocidades superiores, os dois motores trabalham em conjunto, resultando em consumo médio de 25 km/l, segundo a fabricante.
O Prius não é um híbrido “plug-in”, ou seja, não precisa ser carregado na tomada. A bateria acumula energia gerada pelos freios. Quando o veículo desacelera ou o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica, carregando tanto a bateria híbrida quanto a bateria regular do Prius.
Fonte: Terra
Assista o vídeo: Revista Galileu