Com mais de quatro mil livros, 800 periódicos nacionais e estrangeiros, teses, dissertações e monografias, a Biblioteca Dr. Nunjo Finkel tem como objetivo ser suporte de informação e pesquisa para os profissionais da área biomédica e de saúde. Inaugurada com o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), em 1947, e disposta numa área de 660 metros quadrados, no quinto andar do prédio dos Ambulatórios, também oferece dez estações de trabalho ligadas à Internet e salão de leitura com capacidade para 48 pessoas. O amplo ambiente convida à concentração e estimula a pesquisa, contando ainda com rede wireless para os visitantes.
A Biblioteca é aberta aos usuários do HFSE, funcionários (servidores e terceirizados), residentes, internos (alunos nos últimos períodos do curso de Medicina) e estagiários. Para a inscrição, é preciso apresentar comprovante de vínculo com a instituição e entregar duas fotos 3 por 4 centímetros. Os visitantes de outras unidades de saúde do Rio de Janeiro podem fazer consultas locais no acervo.
Ingrid Rodrigues, bibliotecária responsável, administra o acervo e auxilia os usuários em pesquisas, realiza levantamentos bibliográficos e oferece orientações para padronização de trabalhos científicos. Além de obras de relevância do acervo, é possível acessar outros conteúdos como a plataforma Up To Date, portais do Ministério da Saúde como Saúde Baseada em Evidências e a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS).
Biblioteca Virtual disponibiliza mais de cinco mil publicações em saúde
Outros produtos e serviços são o alerta de periódicos, o apoio a eventos científicos e o empréstimo entre Bibliotecas (CCS-UFRJ), que permite o acesso de usuários da Biblioteca do HFSE ao acervo da Biblioteca da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mediante solicitação prévia.
A bibliotecária reforça o convite aos profissionais para aproveitarem melhor as oportunidades de pesquisa na instituição: “A biblioteca deveria ser mais valorizada, pois aqui há muitas oportunidades para pesquisa, sobretudo com enfoque histórico, pois temos uma bibliografia extensa e uma equipe preparada para auxiliar os usuários”.
A Biblioteca tem ainda parcerias com diversas instituições, como a principal do gênero no país, a Biblioteca Nacional, permitindo desenvolver e atualizar o acervo, com a redistribuição de publicações recebidas em duplicidade, por exemplo. Já o convênio com a Rede BiblioSUS (Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes do SUS) garante a ampliação e a democratização do acesso às informações em saúde pública, disseminadas por meio do modelo BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), e a distribuição da produção editorial do Ministério da Saúde.
Há também serviços pagos pelo usuário, como o que possibilita a solicitação de cópia de artigos de periódicos, monografias, dissertações e teses para outras bibliotecas da área de saúde, coordenado pelo Bireme (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), ou o que assegura a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais, administrado pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia).
A Biblioteca Dr. Nunjo Finkel funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O telefone para contato é (21) 2291-3131e os ramais são 3643 e 3514. Para obter informações por e-mail, entre em contato com a bibliotecária Ingrid Rodrigues: irodrigues@hse.rj.saude.gov.br.
Fonte: Nerj