segunda-feira, 11 de março de 2013

MS vai habilitar unidades de cuidados para pacientes que precisam de internação prolongada

Os pacientes com quadro de saúde estável, mas que precisam ficar por mais tempo internados, vão ganhar melhorias nos serviços prestados no SUS. A novidade são as novas Unidades de Internação em Cuidados Prolongados e os Hospitais Especializados em Cuidados Prolongados. A medida prevê estimular a rápida recuperação desses pacientes, além do atendimento humanizado.

Tanto as unidades, como os hospitais, vão atender pacientes que precisam de reabilitação e adaptação, sejam de movimentos, fala ou neurológicos, como explica, a coordenadora geral da atenção hospitalar do Ministério da Saúde, Ana Paula Cavalcante. “Essa unidade vai estar preparada tanto do ponto de vista do ambiente, com sala de reabilitação, como de acesso a cadeira de rodas às pessoas que não estão podendo se locomover autonomamente. Paciente que está precisando voltar a deglutir sozinho, que está precisando voltar a andar sozinho, que está precisando voltar a falar, uma série de problemas neurológicos, todo esse tipo de reabilitação”.

Para a ação, serão investidos mais de 89 milhões de reais. O dinheiro vai habilitar mais de 1.300 leitos de cuidados prolongados em todo o País. Para implantar as unidades, os gestores de saúde devem encaminhar um ofício de solicitação de habilitação. O documento deve ser encaminhado para o Ministério da Saúde. A partir da aprovação, o estado começa a receber o recurso para o financiamento e manutenção dos leitos. Cada unidade poderá oferecer acima de 50 leitos de cuidados prolongados.

Fonte: Blog da Saúde