quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tamiflu: saiba como administrar o medicamento em crianças

Mais de um milhão de caixas do tamiflu, principal medicamento para tratar a gripe, já chegaram em todo o país. O objetivo da distribuição, feita pelo Ministério da Saúde, é prevenir a população antes da chegada do inverno, quando aumentam as chances de se contrair a doença. As crianças, por exemplo, são bastante vulneráveis ao vírus H1N1. Por isso, a mãe ou responsável deve procurar imediatamente um profissional de saúde caso o filho apresente algum sinal da doença.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica que existe um cuidado especial para administrar o tamiflu em crianças. “Para as crianças que apresentam gripe com febre, tosse, dor de garganta, o oseltamivir precisa ser diluído, e todas as mães vão receber além da orientação do profissional de saúde, na própria bula do medicamento tem como diluir, e o ministério também preparou um material com desenho para que fique bem fácil da mãe diluir em casa, assim como já se faz hoje com muitos antibióticos que são produzidos e a pessoa tem que diluir em casa antes de dar para a criança.”

Cada caixa do tamiflu contém dez comprimidos, quantidade suficiente para garantir o tratamento completo da gripe. Para ter acesso ao remédio basta procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa. A adoção de hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal também são medidas importantes para evitar a doença .

Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde