domingo, 4 de maio de 2014

AM: FVS confirma primeira morte por H1N1 em Manaus

Uma jovem de 19 anos morreu, nesta sexta-feira em Manaus, Amazonas, vítima do vírus H1N1. A morte só foi divulgada, e confirmada, neste sábado pela Fundação de Vigilância de Saúde do Amazonas (FVS-AM). Essa é a primeira morte pela doença no Amazonas em 2014. Outras cinco pessoas já foram diagnosticadas com a influenza no Estado, mas foram tratadas.

A primeira vítima fatal do H1N1 no Amazonas não teve o nome divulgado. Ela foi internada as pressas em um hospital particular na zona sul de Manaus no último dia 25 de abril. Segundo a FVS-AM, a paciente deu entrada com síndrome respiratória aguda, e já foi submetida ao tratamento com medicamento tamiflu, mas a jovem não resistiu e morreu na tarde de sexta-feira com embolia pulmonar.

Segundo o diretor presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, todas as medidas foram tomadas para tratar a paciente. "O hospital que ela deu entrada seguiu todos os protocolos para casos de suspeitas da doença, mas infelizmente ela já chegou em estado gravíssimo", afirmou.

Em relação aos outros cinco casos diagnosticados no Amazonas, Albuquerque garantiu que todos já foram tratados e não correm mais nenhum risco de morte.

(Terra)