A Campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 24 de maio no Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado de Saúde espera que 80% do grupo prioritário seja atendido. No entanto, até quarta-feira (14), apenas 48% do público-alvo havia se vacinado e o prazo foi estendido. Em 2013, o estado atingiu 81% de cobertura, ultrapassando a meta do Ministério da Saúde.
A campanha mobilizou 1.500 postos de saúde em todo o estado do Rio. O grupo prioritário é formado por idosos, crianças até quatro anos, gestantes, indígenas, mulheres com até 45 dias pós-parto, população carcerária, doentes crônicos e profissionais de saúde e da área carcerária.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1, H3N2 e Influenza B). Ela é importante para evitar as complicações da gripe, principalmente em idosos. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
(G1)