sábado, 17 de maio de 2014

Empresa de mina turca confirma 284 mortes e nega negligência


 
A empresa de mineração turca Soma Holding confirmou nesta sexta-feira a morte de 284 pessoas e disse que outras 18 ainda estariam soterradas em sua mina de carvão, onde ocorreu um incêndio nesta semana, na cidade de Soma, no oeste da Turquia.

A empresa informou que 363 pessoas foram retiradas da mina depois que o incêndio irrompeu na terça-feira e outras 122 tinham sido hospitalizadas.

O operador da mina turca disse que a causa do fogo não está ligada a uma sub-estação de energia elétrica como alguns relatórios iniciais sugeriram, mas que houve, na verdade, uma acumulação de calor que teria causado um colapso parcial.

"Foi um acidente como não acontecia há 30 anos", disse o presidente da Soma Holdings, Alp Gürkan, afirmando que a operação na mina era realizada com mineiros preparados, de forma organizada e confiável.

Além disso, um outro representante da empresa acrescentou que não houve negligência por parte deles. "Nós ainda não sabemos como aconteceu o acidente. Não há negligência de nossa parte neste incidente. Nós todos trabalhamos de coração e alma ", disse.

O Ministro da Energia, Taner Yildiz, disse nesta sexta-feira que busca a causa e um possível responsável pelo acidente, e que espera uma punição.

Segundo a mineradora, havia 787 trabalhadores no local no momento do incêndio.

(Reuters e Cihan)