domingo, 4 de maio de 2014

Espuma densa invade orla da Enseada de Botafogo

Cariocas e turistas que caminhavam ou pedalavam pelo Aterro do Flamengo, na manhã de quarta-feira, foram surpreendidos pela presença de uma densa espuma branca nas águas da Baía de Guanabara, na Enseada de Botafogo. A maior parte da poluição ficou concentrada no trecho da ciclovia em frente à Avenida Rui Barbosa, no Flamengo, mas também era possível ver alguns pontos com espuma em outras áreas. Na avaliação do biólogo Mario Moscatelli, a grossa espuma é um indicativo da presença de despejo de esgoto nas águas da região. Procurado pelo GLOBO, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que enviou técnicos ao local na tarde desta quarta, mas a equipe não encontrou mais nenhuma sujeira quando chegou.

— A Enseada de Botafogo é praticamente uma latrina. Naquele trecho, ocorre o despejo de esgoto, principalmente através dos rios Banana Podre e Berquó, que nascem em Botafogo e deságuam na região — diz Moscatelli.

O economista Alex de Souza, que pedalava na ciclovia, ficou impressionado com a cena:

— O cheiro era o de sempre: uma leve mistura de esgoto e maresia. Mas a espuma lembrava resquícios químicos, era grossa e branca.



(O Globo)