segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

INCA já identificou 146 casos de mesotelioma

A campanha “Mesotelioma: você conhece esta doença?” foi lançada em Maceió/AL e São Paulo/SP durante o mês de novembro. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) produziu um material que traz esclarecimentos sobre o problema e pode ser consultado pela internet.

“A campanha vem chamar a atenção dos profissionais de saúde. Os médicos não perguntam aos doentes se tiveram alguma exposição a agentes cancerígenos. É preciso fazer a associação da exposição ao amianto com o mesotelioma”, explica a responsável pela Área de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho e ao Ambiente do INCA, Silvana Rubano Turci.

Dados da pesquisadora Vilma Santana da UFBA (Universidade Federal da Bahia) apontam 148 casos de mesotelioma de 2000 a 2007 a partir das estatísticas da Previdência Social. O INCA já compilou 146 casos, consultando dados hospitalares de diferentes períodos. “Não temos informações completas. Muitos morrem de outras doenças respiratórias como derrame pleural e asbestose antes mesmo de se constatar o mesotelioma. O câncer de pulmão também pode acometer trabalhadores. Não existe exposição segura no caso do amianto”, avalia a especialista do INCA.

Países como o Japão, a França e a Inglaterra já proibiram o uso dessa substância. Para Turci, é preciso proibir o amianto, interrompendo a exposição. Mas se deve acompanhar os que já foram expostos, pois os casos de doenças continuarão ocorrendo nas próximas décadas. Isso porque essas doenças demoram a se manifestar.


Fonte: Newsletter Proteção, 07/12/09
Saiba mais: INCA