quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O ensino de ciências e matemática e a segurança contra incêndios

Áderson Guimarães Pereira

A preocupação do homem quanto aos incêndios surge desde a pré-história, quando o homem começa a controlar o fogo – inicialmente obtido da natureza. Durante a sua evolução, descobriu como obtê-lo e utilizou-se de suas características para desenvolvimento de inúmeras atividades, dentre elas: aquecimento,
preparo de alimentos, fundição, geração de vapor etc.
O fogo é uma força imensa que deve ser controlada, porém, quando se perde o controle, há a ocorrência de danos e perdas irreparáveis, ou seja, os incêndios. Portanto, para garantia do homem, do meio ambiente e dos seus bens, desde a antiguidade se buscou o controle do fogo de maneira efciente.
No exercício das atividades de segurança contra incêndios, nas fases de prevenção, proteção e combate, são desenvolvidos procedimentos relacionados com: estudos sobre o fogo e incêndios; elaboração de normas e leis sobre edificações e áreas de risco; vistorias em sistemas de proteção contra incêndios; técnicas e táticas de combate a incêndios, atendimento de emergências com produtos perigosos etc.
A prevenção de incêndios deve ser preocupação dos órgãos públicos competentes e da sociedade, pois a ocorrências destes provocará prejuízo a todos.
No Brasil existem normas técnicas, instruções técnicas, legislações (decreto, decreto-lei, portaria etc.) relacionadas à segurança contra incêndios, sendo que grande parte das normas utilizadas são originárias da National Fire Protection Association (NFPA) dos Estados Unidos – organismo de estudos e normatização de assuntos relacionados a incêndios (prevenção, proteção, combate, educação pública etc.) daquele país.
Tem-se como hipótese inicial que os estudos relacionados à segurança contra incêndios devem ser fundamentados em princípios de química, física e matemática, tendo em vista a origem do problema, ou seja, o fogo. E este poderá contribuir para o surgimento dos incêndios, sendo, portanto, necessários estudos específcos sobre medidas para prevenção, combate e extinção destes sinistros.

Objetivo
O estudo sobre o tema tem como objetivo verifcar a importância do ensino de ciências (física e química) e matemática para o exercício das atividades de segurança contra incêndios. Visa, ainda, a melhoria contínua das atividades de prevenção, proteção e combate, com a redução das ocorrências de incêndios, mediante
divulgação deste conteúdo.

Metodologia
Realizou-se, inicialmente, depois de estabelecido e delimitado o tema do trabalho e formulado o problema e a hipótese, o levantamento de bibliografas e consultas aos integrantes dos órgãos públicos responsáveis. As informações foram armazenadas para, após, ser redigido o presente texto.
 
 
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