terça-feira, 26 de março de 2013

Vazamento de gás mata Maria Cândida Portinari, neta do artista plástico Cândido Portinari

A neta do artista plástico Cândido Portinari, Maria Cândida Portinari, de 17 anos, foi encontrada no banheiro de sua casa no condomínio Povoado das Canoas, em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na noite de domingo (24). De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, a morte teria sido provocada por um escapamento de gás. Ela foi encontrada ainda com vida, mas sofreu uma parada cardíaca ainda no local e não resistiu. O corpo da jovem foi levado para o Instituo Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro, e o 15° Departamento de Polícia está investigando o caso.

Com um pouco de observação, é fácil descobrir a necessidade de manutenção no equipamento. Christiane Delart, responsável pelo serviço ao cliente da CEG, aconselha que se faça uma vistoria a cada dois anos. Mas, ao longo desse período, deve-se ficar atento à chama.

— Ela deve ser azulada e constante. Se estiver amarelada e instável, significa que o aquecedor pode estar desregulado — explica Christiane.

Os clientes também devem checar se o aparelho está instalado de acordo com as normas de segurança e num local bem ventilado. Segundo Christiane, o ideal é que eles não fiquem no banheiro, mas, sim, na área de serviço. Ela dá algumas orientações de segurança:


  • O botão de regulagem da temperatura deve estar na posição intermediária no inverno, e na mínima, no verão. Isso evita o gasto de gás e a necessidade de misturar água fria para regular a temperatura na saída da ducha.
  • Mantenha as pilhas do aquecedor sempre novas. O sinal da durabilidade é a chama, que deve acender num tempo médio de dez segundos.
  • O aquecedor deve ser instalado em local protegido e com ventilação adequada.
  • A chaminé deve ter um terminal externo, tipo T, para evitar que os gases da combustão retornem ao ambiente.
  • Faça a limpeza periódica da ducha, para eliminar a sujeira.
  • Verifique se o "corinho" (reparo) do misturador está sem vazamentos.
  • A cada dois anos deve ser feita uma vistoria das condições de queima e de exaustão.
  • Ao comprar o aquecedor, o consumidor deve levar em conta a quantidade de pontos de água quente e a distância do equipamento até eles.
  • Equipamentos com chama-piloto (acesos com fósforo) têm que ficar com a chave desligada quando não estiverem em uso.
  • As tubulações por onde passa o gás numa instalação devem estar em boas condições de conservação.

Fonte: G1, CEG
Saiba mais: CEG