quinta-feira, 8 de agosto de 2013

"Queima limpa do carvão"

O carvão é o principal energético mundial e, nos últimos 20 anos a tecnologia de seu aproveitamento vem sendo aperfeiçoada. O Grupo EBX, do empresário Eike Batista, está investindo cerca de R$ 2,6 bilhões na implantação de duas usinas termelétricas: Energia Pecém e MPX Pecém II. Do investimento total da usina, cerca de 30% será aplicado em sistemas de controle da qualidade das emissões atmosféricas, incluindo filtros, queimadores e caldeiras de última geração.


A Energia Pecém recebeu financiamentos do BNDES e do Banco Mundial e a MPX Pecém II conta com BNDES e BNB como financiadores.

As duas termelétricas serão as primeiras no Brasil a utilizar a mais moderna tecnologia para queima limpa do carvão mineral, a Clean Coal Technology. A tecnologia garante emissões dentro dos mais rigorosos padrões ambientais, exigidos não só pela legislação brasileira, mas também pelo Banco Mundial.

Trazida ao País pelo Grupo EBX, através da MPX, a Clean Coal Technology permite eliminar cerca de 95% das emissões lançadas no meio ambiente. Ela também possibilita a transformação dos resíduos sólidos, resultantes do processo de geração de energia, em matéria prima para produção de cimento, pavimentação de estradas, fertilizantes para a agricultura, além de inúmeras aplicações para a engenharia civil. As emissões de óxido de enxofre, por exemplo, são reduzidas em até 98%. As de óxido de nitrogênio são reduzidas em cerca de 90%. Com as emissões de material particulado, a redução é de praticamente 100%. A Clean Coal Technology pode ser aplicada antes, durante e depois da combustão do carvão.


Fonte: Grupo EBX
Saiba mais: MPX