terça-feira, 8 de outubro de 2013

Instituto de Pesos e Medidas encontra mais de 5 mil brinquedos com irregularidades no comércio do Rio

Terminou nesta sexta-feira a operação Dia das Crianças do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ). Durante uma semana, fiscais da Diretoria de Conformidade Produtos e Serviços do instituto percorreram lojas de varejo e shoppings com a finalidade de verificar a procedência dos brinquedos expostos e se eles estão dentro das normas estabelecidas por lei. De 145.549 brinquedos verificados, 5.679 apresentaram irregularidades, sendo a principal delas a falta do selo do Inmetro, além da ausência de indicação da faixa etária da criança para manuseio do brinquedo.

Segundo o Ipem, das 123 lojas visitadas, 48 foram notificadas e terão um prazo de dez dias para apresentarem toda a documentação referente à origem dos produtos. O material apreendido ficará na sede do Ipem, aguardando que os lojistas apresentem a nota de compra ou de importação do produto. Caso contrário, os estabelecimentos comerciais poderão poderão ser multados em até R$ 20 mil.

Segundo Soraya Santos, presidente do Ipem, o número reduzido de produtos encontrados com erros prova que as operações realizadas mensalmente no decorrer do ano são eficazes, mas os consumidores devem estar sempre atentos.

- É importante que os responsáveis observem na hora da compra se na embalagem do brinquedo consta a identificação do fabricante, do importador e as advertências quanto ao seu uso, que devem estar em local visível, com letras legíveis e em língua portuguesa. Além disso, o consumidor deve verificar também se o produto que está comprando é adequado para a idade da criança, já que alguns brinquedos, mesmo aqueles certificados pelo Inmetro, possuem restrições de uso para determinada faixa etária – explicou.

Em caso de dúvidas, o consumidor pode ligar para a Ouvidoria do Ipem que atende pelo 0800-282-3040, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fonte: O Globo