sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo começa no sábado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e seguimento do Sarampo (tríplice viral) começa oficialmente no próximo dia 08, sábado. A meta é imunizar mais de 5 mil crianças até 5 anos em Umuarama. No Paraná, o objetivo é vacinar mais de 650 mil crianças contra a pólio e 580 mil contra o sarampo. A campanha termina no dia 28 de novembro. 


No próximo sábado, dia “D” de vacinação, os pais devem levar os filhos de seis meses a quatro anos, onze meses e vinte e nove dias até o posto de saúde mais próximo à sua casa para receber as gotinhas contra a poliomielite. Já para a tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola, devem ser levadas crianças entre 1 anos a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O horário de atendimento será das 8 horas às 17 horas. 

Ao contrário dos anos anteriores, a vacinação estará disponível apenas nas unidades de saúde. Não haverá vacinação em mercados ou outros pontos comerciais. “Vamos concentrar a vacinação nos postos para garantir a qualidade da vacina, que deve ser conservada a baixas temperaturas para ter 100% de eficácia”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Débora Batista Almeida. 


Quem não conseguir ir aos postos no dia “D” da campanha, pode procurar a unidade de saúde durante a semana, nos dias normais de vacinação. ‘O importante é que o pai ou a mãe leve a criança. Esse gesto assegura a imunidade do filho”, disse Débora. 


Os pais devem levar a carteirinha de vacinação dos filhos. Se

houver vacina em atraso, haverá a regularização. No Brasil a poliomielite está erradicada desde 1994. No Paraná, não são registrados casos de sarampo desde 2000.

O Ministério da Saúde acaba de atualizar o aplicativo Vacinação em Dia para tablets e smartphones lançado em 2013. A ferramenta é uma forma fácil, moderna e ágil de acompanhar o calendário vacinal. Na nova versão estão disponíveis todas as vacinas ofertadas pelo SUS e o usuário poderá cadastrar até 10 carteiras de vacinação. A partir da inserção da primeira vacina no calendário, o aplicativo calcula quando o usuário deve comparecer novamente para uma nova imunização e envia um lembrete por mensagem. A atualização no Android, versão 2.2.3 ou superior, já está disponível no Google Play e no IOS, versão 7 ou superior, a partir de novembro. 


(Ministério da Saúde)