sábado, 17 de janeiro de 2015

Copos 'amigos do meio ambiente' substituem os de plástico em evento

Pela primeira vez num grande num grande evento no Estado do Rio, copos ‘amigos do meio ambiente’ substituíram os tradicionais de plástico. A ação evitou que fossem para o ambiente cerca de 60 mil descartáveis, na edição especial de 10 anos do festival de música eletrônica Euphoria, em Santo Aleixo, Magé, em dezembro, com público estimado em 15 mil pessoas. 



Este tipo de copo, reutilizável e lavável, já é obrigatório em eventos de grande porte em algumas cidades europeias. Estudo realizado pelos ministérios do meio ambiente de Alemanha, Suíça e Áustria mostrou que o sistema proporciona até 25% menos impacto ambiental do que todas as outras opções de descartáveis. A pesquisa foi feita em 2008, para o Campeonato Europeu de Futebol.

O conceito está sendo utilizado também em países como Bélgica, Holanda, Inglaterra, França e África do Sul. Responsável pela produção das peças no Brasil, o francês Martin Joufflineau (à direita na foto, com organizadores do evento) conta que a principal característica da ação é a maneira como é implantada, e que estimula o consumo consciente. “A pessoa paga R$ 5 em consignação pelo copo, que pode ser trocado durante o evento, em qualquer um dos bares, sempre que desejar. Ao final, há a opção de levá-lo para casa ou a de devolvê-lo e resgatar os R$ 5”.

Uma ideia para presentear neste Natal, com estilo mas sem deixar de lado a sustentabilidade, é optar por produtos feitos com materiais reciclados. A Cooperárvore, por exemplo, lançou este mês a coleção ‘Elementos da Natureza’, com itens que vão de R$ 8 a R$ 95. A cooperativa de artesãs mineiras produz bolsas, carteiras, malas, mochilas e acessórios com resíduos da indústria automotiva, como cintos de segurança e tecidos do estofado de carros. O material é doado pela Fiat e parceiros. Os produtos podem ser adquiridos pelo site www.cooperarvore.com.br ou pelo telefone (31) 3591-5896.

O site de classificados grátis Bomnegócio.com, com a NBS, lançou a campanha Bom Natal, em que é possível doar qualquer produto bem conservado para 34 instituições em sete cidades, entre elas o Rio. Basta acessar até 10 de janeiro o site bomnatal.bomnegocio.com, clicar em ‘doar agora’ e colocar foto e descrição da doação. A instituição interessada entrará em contato com o doador para combinar a entrega.

A Prudential do Brasil apóia a Make-A-Wish Brasil, instituição que realiza sonhos de crianças com doenças graves. Serão atendidos desejos de 16 delas, em seis capitais onde a seguradora está presente, inclusive o Rio. Os sonhos podem ser desde brinquedos até passeios a locais especiais — o que o paciente pedir.

Jovens do Morro da Providência estão implementando novo sistema de coleta e reaproveitamento de lixo. Criado a partir da Agência de Redes para Juventude, o projeto, que busca parceiros para continuar, alia tratamento de lixo orgânico e criação de horta escolar.

(O Dia)