terça-feira, 16 de abril de 2013

Profissionais de saúde devem orientar pacientes com doenças crônicas a se vacinarem contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe deste ano, lançada esta semana pelo Ministério da Saúde, tem uma novidade para pessoas com doenças crônicas: a vacinação será realizada diretamente em postos de saúde. Antes, era necessário que o paciente se dirigisse aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs). Para tanto, os profissionais de saúde devem orientar e efetuar a prescrição médica, a ser apresentada no ato da vacinação.

A campanha será realizada entre os dias 15 e 26 de abril, com o “dia D” da vacinação marcado para o dia 20. A doença acontece durante todo o ano. Entretanto é durante o inverno que sua transmissão é acelerada. “A vacina é um mecanismo importante para evitar casos graves e óbitos por gripe nos grupos mais vulneráveis. Além da vacina, medidas como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar contato com pessoas doentes de gripe e proteger a tosse e o espirro com lenços descartáveis podem reduzir os riscos de contrair a doença”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Procedimento - Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde – SUS, definidos no quadro abaixo, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, esses pacientes devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir ter o documento com antecedência, para evitar filas no período da vacinação.

Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada também devem buscar a prescrição médica com antecedência, junto ao seu médico assistente, devendo apresentá-la nos postos de vacinação durante a realização da campanha de 2013.

Doenças crônicas – O objetivo da ampliação do local de oferta da vacinação das pessoas com doenças crônicas é efetuar uma melhor cobertura vacinal. Portadores de doenças crônicas, tais como doença cardiovascular; acidente vascular cerebral (AVC); doenças renais, diabetes, pneumonias e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); dentre outras conforme quadro abaixo.






Fonte: Blog da Súde