domingo, 11 de maio de 2014

Projeto ambiental desperta crianças para benefício de garrafas pet

Crianças e professores da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) do bairro Diamantino, em Santarém, oeste do Pará, iniciaram em abril um trabalho de conscientização ambiental com a coleta de garrafas pet que poderão ser vendidas a empresas de reciclagem ou mesmo repassadas a projetos que trabalham o reaproveitamento desses produtos em artesanato.

De acordo com a coordenadora da Umei, Ana Amélia, a iniciativa vai gerar renda para a manutenção das atividades da unidade educacional, que atende crianças de 5 e 6 anos de idade. “Vamos vender o material arrecadado a uma empresa que faz a reciclagem e o dinheiro será investido em gastos com equipamentos usados no serviço com as nossas crianças”, ressaltou.

A iniciativa despertou o interesse das crianças, que arrecadaram em casa e com vizinhos as primeiras garrafas do posto de coleta permanente instalado na unidade de educação infantil. “A gente mostra que esses produtos são recicláveis e não podem ser jogado nas ruas e elas [crianças] acabam envolvendo as famílias na ação e ficam animadas com o resultado do trabalho, o que mostra que já despertam uma consciência ambiental”, enfatizou a educadora Siena Carvalho.

Com a instalação do posto permanente, a coordenação da escola e a empresa parceira no projeto esperam também envolver a comunidade porque o depósito das garrafas pode ser feito em um espaço que estará sempre à disposição dos moradores. “E ao invés de lançarem esses produtos no lixo e poluírem o meio ambiente, todos vão estar também ajudando na manutenção do espaço que cuida e educa as crianças do bairro. A gente está dando uma oportunidade para a população contribuir sem meter a mão no bolso”, destacou Eduardo Lima, gerente de operação da empresa parceira.




(G1)